opinião

OPINIÃO: #adoroaniversário

Na tradição japonesa, a idade de 60 anos tem sentido de renascimento. É como se tudo começasse do zero. Navegar é preciso tanto quanto se renovar, se reformatar. Me atrevo a ampliar o sentido. Cada aniversário a partir dos 60 é um novo renascer. É um rejuvenescer constante. É como se o tempo invertesse o sentido. Um rejuvenescer que se dá às custas da capacidade de se reinventar, de se superar, de se permitir, de fazer escolhas cada vez melhores. O que vale são os prazeres, os bons sentimentos. Os momentos são para serem vividos como um novo amanhecer. Viver com a intensidade de como "se não houvesse amanhã". Todos os dias são significativos, são revestidos de sentido. Os fatos não representam uma sucessão de acontecimentos. Significam momentos que deixam marcas indeléveis.

Há quem passe pela vida aguardando a felicidade. Uma espera infinita, eterna, cuja expectativa nunca é atingida. Sempre é pouco. A insatisfação é permanente. A busca sem fim revela, muitas vezes, a ausência de referenciais. O que se busca? Onde se quer chegar? Sem referenciais tudo pode parecer insuficiente. No entanto, a felicidade é simples. É fundamental, o desejo de querer senti-la e ser feliz.

É essencial acurar o olhar para que ela seja vista, percebida. Há quem queira sempre o outro lado da minhoca, como dizia a minha sogra. Nunca está satisfeito. O muito é sempre insuficiente. O estado permanente de insatisfação, por si só, revela infelicidade. Aprendi ao longo da vida que as demonstrações de sentimentos devem ser no momento, no instante vivido. O amanhã é incerto e não sabido. O que pode trazer felicidade? O dia do aniversário. Em tempos de redes sociais, o dia do aniversário é uma oportunidade de receber dos amigos mais do que parabéns e felicidades, mas depoimentos de como eles nos veem, como nos sentem nos diferentes ambientes de convivência. Acredito que a resposta seja proporcional ao cuidado que temos com as relações e com as interações. O cuidado com as impressões que deixamos em quem se aproxima. Elas devem ser as melhores e o cuidado, permanente.

O segredo é oferecer o melhor, independente da retribuição. É não deixar para amanhã o mostrar-se da melhor forma, como em um dia de festa, com seu melhor vestido, com o que de melhor temos. É ser intenso. Eu adoro aniversário. Não apenas o dia. O bom é receber abraços e demonstrações de afeto por vários dias. Não há atraso para trocar afetos. O dia do aniversário serve para quê? Para festejar, viver e sentir emoções inesquecíveis. O dia do aniversário serve também para relembrar, fazer um balanço dos anos passados, das alegrias vividas, das atitudes a serem aprimoradas. Brindar! Brindar "a vida que é bonita e é bonita", mesmo com seus percalços. Assim foi o meu há poucos dias. Cada mensagem, cada lembrança, cada abraço representaram rejuvenescimento, felicidade e luz. Um beijo carinhoso aos meus tantos amigos!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OPINIÃO: Lex e jus Anterior

OPINIÃO: Lex e jus

OPINIÃO: Maio, mês de ternura e de protagonismo Próximo

OPINIÃO: Maio, mês de ternura e de protagonismo

Colunistas do Impresso